Cada área tem suas próprias tecnologias, linguagens de programação e frameworks, e é importante entender as diferenças entre elas para escolher a melhor abordagem para cada projeto. Em resumo, as diferenças entre Front-End e Back-End são significativas e abrangem várias áreas, desde o foco principal até as habilidades técnicas necessárias. Enquanto o Front-End se concentra na interface do usuário e na experiência do usuário, o Back-End lida com a lógica de negócios e o processamento dos dados por trás das cenas.

front end e back end diferença

Como esconder as setas do input number usando apenas CSS

  • Mas não é só isso, o back-end também é responsável por armazenar dados e garantir a segurança do site como um todo.
  • É uma linguagem de formatação de conteúdo que define o visual de um site.
  • Quando você acessa o aplicativo, o front-end é o responsável por criar a interface que você utiliza para navegar pelo aplicativo, escolher o produto que deseja comprar e realizar o pagamento.
  • É na faculdade que você entra em contato com as principais atribuições profissionais, além das técnicas, conceitos, metodologias, frameworks e linguagens de programação usadas pelos especialistas.
  • Alguns exemplos de tecnologias utilizadas no front-end são HTML, CSS e JavaScript.
  • O front-end é também conhecido como “o lado do cliente” e isso não é por acaso.

Enquanto o primeiro cria a parte visual da aplicação, o segundo implementa arquiteturas para viabilizar as funcionalidades do site, sistema ou app. A área de desenvolvimento de software e sistemas é bem ampla no mercado tech. São diversas as carreiras que surgem nesse meio, sempre com boas oportunidades em empresas de todos os portes e salários bem atrativos. Sim, é possível trabalhar apenas com Front-end ou Back-end, embora o ideal seja ter conhecimento em ambas as áreas para criar uma aplicação web completa e funcional.

Polimorfismo em Java: O que é e Como Implementar em Seus Projetos

Por conta dessas questões, é hoje uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Cascading Style Sheets — a linguagem CSS — é utilizada para dar estilo às estruturas https://piauinoticias.com/educa%C3%A7%C3%A3o/114012-trazendo-o-futuro-para-o-presente-explorando-a-ci%C3%AAncia-de-dados-e-machine-learning.html criadas com o HTML. Por meio dessa linguagem que o desenvolvedor define cores, alinhamento, tamanhos de fonte, animações e outras implementações de design.

Apresentando AMAZON.AlphaNumeric – Desenvolvimento de Skills Mais Rápido e Fácil

Um framework é uma economia de tempo, permite um mundo de desenvolvimento mais padronizado, e as empresas podem escalar muito mais facilmente quando não têm que começar do zero. Se você está começando e quer saber os primeiros passos, eu diria para começar com pequenos projetos de front-end, pois assim você consegue fazer mais coisas sabendo menos. Você talvez não se deu conta, mas para que essa página aparecesse da maneira como ela é apresentada, aconteceram algumas interações no back-end deste site para que a informação fosse consultada e depois entregue até você. A atuação nesta área de design para efeito visual é chamada de UI (User Interface). Já a atuação na parte de planejamento de como arranjar os elementos de uma forma útil e eficaz se chama UX (User Experience).

O que é front-end e back-end? Descubra as principais diferenças!

Uma pessoa com esses conhecimentos, portanto, tem a capacidade de desenvolver toda a estrutura de um website, seja a visível ou a invisível. Desenvolvedores de back-end têm habilidades Desenvolvimento Web: entre a programação e criatividade de programação e gerenciamento de banco de dados. Eles também entendem a segurança do código e como usar ferramentas, plataformas e estruturas de desenvolvimento de aplicativos.

Por que é importante entender a diferença entre Front-End e Back-End?